Franquia de Hamburgueria artesanal é boa?

Essa é uma das perguntas mais feitas no Google por quem está procurando abrir uma franquia de Hamburgueria Artesanal.


Em todas as listas de melhores opção de investimento no varejo, a alimentação consta como um dos segmentos mais atrativos. Essa tendência não é exclusividade do Brasil, ela ocorre por todo o mundo. Mas isso não é difícil de perceber. Está duvidando? Então saia de casa e dê uma olhada na sua rua. Olhe bem as lojas que encontrar e veja quantas são do ramo alimentício.


Pelo menos metade, não? Além disso, a maioria são de lanches e comidas rápidas. Vamos entender mais sobre o assunto e ver como você pode encontrar o seu diferencial dentro deste segmento tão ativo.


Por incrível que pareça, após um breve período de recessão, o PIB brasileiro teve seu segundo ano consecutivo de resultados positivos. Novos tempos estão vindo para investidores que estavam atrás de um pouco de fôlego. Ao perceber os novos ares, os empresários se mostram prontos para agir, elevando o indicador de confiança para o maior índice em anos.

Dentro do mercado de franchising, os números foram ainda maiores. O faturamento aumentou 7,1% em 2018 e, nos últimos quatro anos, teve um crescimento geral de aproximadamente 25%.

Vejamos como anda os comércios de alimentação neste cenário.


Motivos para investir em comida


Entendemos que nem todos que resolvem abrir um restaurante sonharam um dia em ser grandes chefs. A maioria apenas está atrás de um negócio próprio que forneça algum tipo de investimento seguro. Por isso vamos falar por que o ramo alimentício pode ser o seu futuro ramo.

  • Imunidade à crise:

Dentre todos as idéias de negócios possíveis, entrar no ramo da alimentação provavelmente é uma das mais seguras. Em tempos de crise continuará vendendo e fora dela venderá ainda mais.



Por que uma Hamburgueria?



Como dissemos antes, lanchonetes se destacam por serem práticas, mas este não é o nosso único motivo. Vamos entender melhor como funciona esse ramo e porque ele pode ser a melhor escolha.

  • Acessibilidade:

Lanchonetes são realmente fáceis de abrir. Com cerca de R$ 10 mil você já pode adquirir os equipamentos básicos.

Além disso, não é necessário muito espaço. Um ambiente pequeno, quando bem utilizado, pode ser até mesmo um fator ao seu favor. Você pode criar uma atmosfera aconchegante e até cobrar mais por refeição.

  • Estrutura simples:

Segundo o SEBRAE, são poucas as estruturas necessárias, o que facilita bastante o processo. É preciso ter cozinha, depósito, sanitários e área de atendimento ao cliente.

Outros espaços também são possíveis de implementar e ficam a critério do empresário, como uma área externa, por exemplo. Entretanto não são realmente necessários para o dia a dia da empresa e representam apenas um diferencial.

  • Pouca exigência de pessoal:

Uma hamburgueria simples não necessita de grande mão de obra. Basta a presença de um gerente, caixa, atendente, cozinheiro, copeiro e serviços gerais.

Conforme sua marca crescer, serão necessários mais profissionais. No início os citados acima são mais do que o suficiente.

  • Mercado:

A maioria do consumo ocorre durante a semana. No dia a dia é comum buscarmos por locais que oferecem serviço rápido e, se possível, barato. 

Lanchonetes e hamburguerias podem oferecer exatamente isso. Adicione a essa conta marketing e promoções e você terá nas mãos sua receita do sucesso.


Hora da decisão


Então você gostou da ideia e agora quer saber como prosseguir? Basicamente daqui para frente temos dois caminhos  para escolher, que depois se ramificam em várias possibilidades.


1) O primeiro dos caminhos é abrir uma marca própria. Com certeza é o mais trabalhoso e arriscado das duas escolhas, mas o custo inicial pode se mostrar menor. Além disso, por razões óbvias, a possibilidade de lucro também poderá ser maior do que a de um modelo de franquia.

Entretanto tudo dependerá de você. Criar uma marca do zero, com uma identidade bem estabelecida e um produto eficiente, pode se mostrar uma grande dificuldade. Fique tranquilo, logo vamos aprofundar mais no assunto e daremos algumas dicas essenciais.


2) Do outro lado temos a oportunidade de abrir uma franquia. Neste caso, existe a vantagem de já se possuir uma identidade, um produto e nicho bem estabelecidos.

É a opção mais segura e não precisa ser a mais cara.


#hamburgueria #franquia

21 visualizações0 comentário